sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Curso de Biologia - aula 06

No dia 20/12/2013 o Prof. Clóvis Franco (UFS) ministrou um workshop com os ilustradores, que serviu para estes mostrarem as ilustrações já iniciadas.
 

 
 
 
A partir das espécies já selecionadas o Prof. Clóvis fez uma avaliação e complementou com novas espécies considerada relevantes dentro do ecossistema manguezal como, por exemplo, as Neritina Virginae, um gastrópode que faz parte da fauna do mangue em todo o estado.
 

 
A equipe então saiu à campo para coletar as espécies indicadas pelo professor que também já iniciou a elaboração dos textos científicos que deverão descrever cada espécie, tal como este já redigido para o aratu:
 

Aratu vermelho. Goniopsis cruentata, o aratu-do-mangue habita os manguezais, mostrando ser um animal semi-arborícola capaz de deslocar-se rapidamente entre as raízes ou troncos de árvores. Considerado um animal onívoro, alimenta-se desde folhas de mangue a cadáveres de crustáceos, incluindo-se os da própria espécie. 
Cada ilustrador agora está com até 3 imagens definidas, sendo que ficou acertado que uma nova reunião de trabalho será agendada no início de janeiro, quando o Prof. Clóvis levará os textos de algumas das espécies do manguezal. Com isso, esperamos ter ainda em janeiro ao menos 1 página diagramada do que será o futuro catálogo ilustrado sobre manguezal, que servirá de referência para a continuidade dos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário