terça-feira, 12 de novembro de 2013

Curso de Biologia - aula 04

Relatório de Atividades

No dia 01 de novembro de 2013, as estagiárias de biologia fizeram uma ida à campo, com o grupo de beneficiários do projeto, com intuito de fotografar as espécies presentes na região do Crasto, para início da confecção do catálogo ilustrativo científico do projeto ARTE NATURALISTA. O catálogo com ilustrações de cunho mais científico produzidas pelos jovens artistas, deve conter elementos da fauna e flora da região, a partir das informações prévias fornecidas pelas estagiárias de biologia sobre a importância ecológica da fauna e flora da região.

Para realização dessa atividade uma lista foi confeccionada contendo as principais espécies presentes entre o ecótono Mata Atlântica e Manguezal da região do Crastro. A atividade teve início com uma pesquisa das estagiárias no acervo disponível na web (busca pelo SpeciesLink) e na Universidade Federal de Sergipe, das principais espécies de flora e fauna presentes na região de Santa Luzia do Itanhy. A pesquisa foi feita também no acervo do herbário da UFS.

A lista de espécies será completada ao longo da execução do projeto, de acordo com o aprofundamento da pesquisa bibliográfica.

A ida à campo se deu pelo Rio Piauí, que dá acesso a Mata do Crasto, com apoio de um pescador da região. Foram fotografadas e identificadas espécies da flora e fauna local.

Para as espécies de flora de manguezal foram identificados e fotografados exemplares de Rhizophora mangle (Figura 1A), popularmente chamado e identificado pelos próprios alunos do projeto, como mangue vermelho ou mangue bravo; espécies de mangue branco, Laguncularia racemosa (Fig. 1B); mangue preto, Avicennia germinans(Fig. 1C); e mangue de botão, Conocarpus erectus, (Fig. 1D). 

Figura 1- Espécies da flora encontradas em área de manguezal na região do Crasto, Santa Luzia do Itanhy, Sergipe. (A) Rizhophora mangle, também conhecida como Mangue Vermelho. (B) Laguncularia racemosa, Mangue Branco ou Mangue Verdadeiro, suas flores são brancas. (C) Avicennia germinans, Mangue Preto ou Siriuba. (D) Conocarpus erectus, Mangue-de-botão. 

Os animais do manguezal mais observados foram: Uca maracoani (tesoura), Callinectes danae (siri azul), Aratus psionii (aratu) e Goniopsis cruentata (aratu-vermelho).

Apesar de não termos fotografado, também foram observadas algumas espécies de aves sobrevoando a região. Dentre elas, a Casmerodius albusegreta, Garça-branca, se destacava.

Esta ida a campo teve resultado satisfatório visto que os alunos conseguiram identificar muitas espécies das listadas para a área do Crastro. A atividade auxiliou e contribuiu para maior compreensão dos alunos sobre a flora e a fauna no ecossistema da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário