segunda-feira, 5 de agosto de 2013

INÍCIO DO PROJETO ARTE NATURALISTA - meio ambiente e empreendedorismo sustentável

Dia 01/07/2013 é a data do início do projeto ARTE NATURALISTA - meio ambiente e empreendedorismo sustentável, apoiado pela Oi Futuro e AMBEV. A primeira atividade prevista já no primeiro mês do projeto, refere-se ao planejamento das ações de disseminação dos conhecimentos sobre arte naturalista nas escolas municipais de Santa Luzia e ao planejamento do Curso de zoologia, botânica e micro-organismos do manguezal.

No dia 02/07/2013 foi realizada em Aracaju a primeira reunião de trabalho entre a coordenadora do projeto, Renata Piazzalunga, e o Prof. Clóvis Roberto Pereira Franco, biólogo, professor da Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Botânica e Doutor em Biotecnologia-Recursos Naturais. O prof. Clóvis será o responsável para ministrar o curso sobre zoologia, botânica e micro-organismos do manguezal. Além dele, selecionamos duas alunas de graduação que serão monitoras do curso: Jéssica de Carvalho Leite e Sabrina Zelice da Cruz de Moraes. Nessa reunião discutimos a dinâmica e o conteúdo do curso.




Figs. 1 e 2: Reunião de planejamento- Prof. Clóvis Franco, Renata Piazzalunga (coordenadora do projeto e pesquisadora do IPTI) e Saulo Barretto (pesquisador do IPTI).


Fig. 3: Diatomáceas -
as diatomáceas são um importante grupo de protistas pertencentes à divisão Bacillariophyta, de acordo com o sistema de Roundet al. (1990). São organismos unicelulares, e possuem como característica uma carapaça ou parede silicosa chamada frústula, localizada externamente à membrana plasmática. Ocorrem na água doce e nos mares, podendo ser planctônicas ou bentônicas. Existem algumas espécies que formam cadeias ou colônias simples que poderão levar um observador incauto a considerá-las como pluricelulares (wikipedia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário