terça-feira, 18 de setembro de 2012

Visita da monitoria - 15/09/2012

A visita da monitoria do mês de Setembro aconteceu no último sábado, dia 15/09. Além da prática costumeira de verificação dos exercícios desenvolvidos por cada um dos alunos e de resolução de dúvidas, a monitoria também foi incubida pela entrega das fotos selecionadas pelos alunos na última aula. Também foram distribuídos blocos de papel para desenho Canson, em formato A4, para esboços e práticas, em caso de necessidade pelo participante do curso.

Assim, iniciando a visita por volta das 10h30 da manhã no povoado do Crasto, o aluno Matheus Pereira foi atendido. Ele mostrou uma série de exercícios para a prática de pinceladas, como foi recomendado pelo professor Marco Namura, na última aula em Agosto. O aluno buscou treinar pinceladas de ponta, de barriga e de preenchimento. Além disso também produziu uma paisagem e uma ilustração em nanquim, procurando treinar um pouco de cada uma das técnicas. Um desenvolvimento natural é perceptível na execução dos trabalho por Matheus. Os outros estudantes do Crasto, Vanderson Militão, Gabriel Duque e Edivaldo Modesto não compareceram à visita da monitoria.

Em seguida o povoado de Taboa foi visitado, onde Genisson Conceição pôde tirar suas dúvidas. Ele não havia produzido exercícios, no entanto mostrou-se interessado na reprodução das fotos que foram distribuídas à ele. De lá seguiu-se para Estância, onde Anderson Santos mostrou as aquarelas que desenvolveu como forma de prática e também os exercícios de pinceladas, treinando pinceladas de ponta, de barriga e preenchimento, como recomendado. A técnica apresentou melhora, porém foram feitos com o intuito de prática e sentiu-se falta de um refinamento maior. As pinceladas ainda continuam sendo um dificuldade e devem ser praticadas mais.

No povoado da Rua da Palha, os alunos Eliel Muniz e Ubiratan Teixeira foram atendidos. Ambos demonstraram uma sensível melhora no uso da aquarela. Eliel conseguiu ainda explorar a práticas das pinceladas e também realizar uma ilustração em nanquim. Os alunos Felipe Santiago e José Ronaldo Santos não compareceram à monitoria.

Por fim, o último local visitado foi o povoado Riacho do Marco. Lá, João Antônio Monteiro, João Pedro Monteiro e Jamisson Rosa puderam tirar dúvidas e mostrar a produção das últimas semanas. Dentre eles, apenas João Antônio produziu aquarelas e uma ilustração em nanquim, demonstrando maior apreensão da técnica que durante momento anteriores.

Em todas as visitas, as fotos selecionadas foram distribuídas aos alunos e foi recomendado que eles já iniciassem o estudo e esboço de uma ou duas das três imagens recebidas por cada um deles. É interessante que já comecem a explorar a aquarela tentando estudar os tons de cada foto. Assim, na próxima aula, a ser realizada nos dias 22 e 23 de Setembro, eles já possam tirar as dúvidas iniciais com o professor Marco Namura.

     

        

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário